domingo, 5 de junho de 2011
A Graúna resistência na seca , O Contraponto resistência na UNE
A Graúna é um pássaro que sobrevive no nordeste brasileiro, presenciando a fome e a sede, simbolizando a resistência. Bem como a Graúna, resistimos dentro da União Nacional dos Estudantes (UNE) como força de oposição e em todos os lugares onde a luta social se faz necessária.
A Graúna utilizada como ícone do CAMPO CONTRAPONTO é uma tira de cartuns do desenhista Henfil e era publicada através do jornal O Pasquim A tirinha falava sobre problemas políticos no Nordeste e seus personagens eram a Graúna, o Bode Orelana e o nordestino Zeferino. Através de sátiras e ironias Henfil criticava o governo Brasileiro e sua forma de agir (criticas que são pertinentes até os dias atuais). Graúna era uma espécie de voz ajuizada do grupo, e seu desenho era feito de forma simples e ligeira, traço econômico característico de seu autor: a avezinha mais parecia um ponto de exclamação, do qual saíam duas perninhas e os grandes olhos.
Esse blog fará uma homenagem ao Henfil publicando a cada semana uma tirinha da Graúna, fazendo relações o fatos da atualidade e o papel protagonista que a juventude tem .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário